Audiência Popular “PNE na Boca do Povo: Pelo Direito a uma Educação com Justiça, Equidade Racial e Transformação Ambiental”

📍A Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria e o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) convida todas, todes e todos para a Audiência Popular “PNE na Boca do Povo: Pelo Direito a uma Educação com Justiça, Equidade Racial e Transformação Ambiental”, que ocorrerá segunda-feira, 12, às 14h, na Escola do Legislativo (ELESE), na Praça Fausto Cardoso.

🚨Esse ano o Plano Nacional de Educação (2014-2024) completa 10 anos e a sua implementação ainda se mostra um desafio. A execução do Plano é prevista na Lei 13.005/2014, e a sua implementação é um dos principais caminhos para que toda a população brasileira possa ter acesso a uma educação pública de qualidade, livre de violências e assegurada em todas as instâncias: das creches às universidades.

💡Cabe destacar que a audiência é resultado de duas importantes incidências: a Semana de Ação Mundial, e aqui no Brasil é dedicada desde 2014 ao monitoramento do PNE com o objetivo de pleitear o acesso à educação de forma plena e com o intuito de garantir a justiça social, e ao edital Maria Elza dos Santos – Movimento de Mulheres Negras pela Educação, do Instituto Odara, que tem possibilitado o desenvolvimento de ações e projetos em todo o Brasil, e que através dele a Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria tem desenvolvido o Sankofa: saberes ancestrais na escola em busca da igualdade racial.

Acreditamos que a luta pela implementação do PNE perpassa sobretudo pelo fortalecimento do cumprimento das Leis 10.639/03 e 11.645/08. A partir do acesso e conhecimento da história da população africana, afro-brasileira e indígena, é possível contribuir para uma educação crítica e transformadora das crianças e jovens da escola pública, que em sua maioria são negras e negros.

💫Dito isso, não deixem de participar, só de forma coletiva a mudança acontece!

Deixe um comentário