Sankofa: Saberes Ancestrais na Escola em Busca da Igualdade Racial
O projeto Sankofa: Saberes Ancestrais na Escola em Busca da Igualdade Racial, idealizado pela Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria, foi contemplado pelo edital Maria Elza dos Santos – Movimento de Mulheres Negras do Nordeste pelo Direito à Educação, lançado pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, com sede em Salvador.
Com o objetivo de promover a aplicação e o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) em diversos estados do Brasil, o Instituto Odara direcionou o edital especificamente para a região Nordeste, reconhecendo a urgência e relevância da pauta. Foi nesse contexto que a Rejane Maria desenvolveu o Sankofa.
A educação brasileira ainda é amplamente marcada por uma perspectiva eurocêntrica, o que perpetua a desumanização de pessoas negras e indígenas, além de reforçar a naturalização de desigualdades sociais baseadas em raça e etnia. Para enfrentar essas desigualdades e fortalecer a inserção das questões raciais e de gênero na educação, o projeto Sankofa promoveu uma série de ações como oficinas voltadas para professores(as) e profissionais da educação, audiências públicas, reuniões, aplicação de formulários e rodas de conversa. O principal objetivo foi conscientizar educadores e gestores sobre a implementação do PNE, bem como assegurar o cumprimento das legislações 10.639/03 e 11.465/08, que tratam da inclusão da história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
Notícias
- All
- Notícias
- Blog
- Design
📍A Auto-organização de Mulheres Negras de Sergipe Rejane Maria e o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju...





